Institucional

CliHotel

Especializado no envelhecimento saudável, o CliHotel é uma unidade com residência sénior, residência temporária, serviços clínicos, programas de estimulação e reabilitação física e neurológica e programas de educação e sensibilização para a saúde.

Equipa

O envelhecimento configura um desafio multifacetado que exige a harmonização de uma grande diversidade de pontos de vista profissionais, do qual resulta um plano individual de tratamento.
A prevenção de possíveis factores de risco para a saúde dos residentes/clientes e os estímulos a um estilo de vida que retarde o natural passar dos anos de vida ou das degenerescências e acrescente qualidade ao dia-a-dia são um imperativo para a nossa multidisciplinar equipa:

CliHotel - Serviços Clinicos
  • Médicos de Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna, com formação diferenciada em cuidados continuados, acompanhamento de doenças crónicas, cuidados paliativos e neurorealibilitação.
  • Médicos de Fisiatria, que coordenam os serviços de medicina física e de reabilitação.
  • Médicos de Neurologia, que são responsáveis pelos serviços de neuroestimulação e unidade da memória.
  • Especialistas em Saúde Mental (Psiquiatras e Psicólogos), que coordenam o serviço de psicologia clínica, bem como o apoio familiar.
  • Nutricionistas, que colaboram no desenvolvimento de planos nutricionais e dietas adequadas a cada residente, sempre que necessário.
  • Ortopedistas, que cuidam das doenças e deformidades relacionadas com o aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações.
  • Podologistas, que diagnosticam e tratam alterações que afectam o pé do idoso (sobretudo diabético) e que podem condicionar a sua mobilidade e autonomia.
  • Enfermeiros, especializados em cuidados gerais e enfoque particular nos cuidados seniores.
  • Terapeutas (Fisio, da Fala e Ocupacionais), que colaboram no desenvolvimento e implementação dos programas de reabilitação.
  • Animadores, que desenvolvem actividades lúdicas, complementares das terapêuticas, para estimular a autonomia do residente ou cliente externo e, se possível, potenciar a sua reintegração no seu ambiente familiar e social.
  • Auxiliares de Acção Direta, que auxiliam os técnicos a realizar, quer os cuidados de saúde, quer os cuidados diários requeridos pelo residente/cliente.

Mensagem da Direcção

No ranking elaborado pelas Nações Unidas, Portugal está no top 4 das economias “a envelhecer mais depressa”. Em 2050, terá mais de 40% da população com idade superior a 60 anos.
Esta é uma realidade que coloca enormes desafios e que urge encarar de frente.
É preciso ajustar as oportunidades de acesso à saúde, participação social e segurança para assegurar a qualidade de vida adequada à medida que envelhecemos.
É preciso potenciar a solidariedade intergeracional.
É preciso encontrar as melhores respostas para os idosos frágeis que apresentam grande vulnerabilidade a eventos adversos e maior propensão para quedas, fraturas, dependência, hospitalização e institucionalização.
É preciso promover a autonomia de idosos frágeis através da melhoria da cognição e da capacidade de marcha.
É preciso estimular a vida independente e um envelhecimento bem-sucedido e saudável.
Essa é a missão do CliHotel de Guimarães, a bem da qualidade de vida de todos quantos nos procuram.

A direcção

CliHotel - Lar e Residência Sénior