Gelados: também podem ser saudáveis
Com a chegada do verão, que traz consigo temperaturas altas, os gelados são umas das grandes atrações desta estação, agradando a pessoas de todas as idades. O difícil é escolher não é? Existe uma grande variedade de sabores e combinações, o que faz dos gelados um alimento bastante versátil.
A maioria dos gelados que consumimos têm por base leite ou nata, aos quais são adicionadas frutas ou outros ingredientes. O processo de fabrico é simples: bate-se ligeiramente o leite e/ou as natas e à medida que arrefecem o ar introduz-se na mistura. Esse ar impede a formação de cristais de gelo de grandes dimensões, dando origem a uma “espuma” consistente: o gelado.
Um gelado de leite é uma boa fonte de proteínas e de várias vitaminas, nomeadamente vitamina A, D e as do complexo B. Por vezes possuem também quantidades consideráveis de minerais como cálcio, fósforo, potássio ou magnésio. Em média, 100 gramas de gelado fornecem, em termos de necessidades diárias de um indivíduo adulto, 10% a 15% das calorias, 5% a 10% das proteínas, 7% a 17% do cálcio e 10% a 15% da vitamina B. Estes valores dependem da composição de cada gelado.
Mas atenção, os gelados não são só benefícios nutricionais. Claro que um alimento tão saboroso tinha de ter aspetos negativos. Os gelados constituem também uma fonte de gordura e de calorias a mais no dia-a-dia. Podem, por isso, contribuir para um aumento do peso durante a época do verão. Tudo depende do tamanho do gelado e do que o constitui (ex: se tiver natas, chocolate, caramelo ou amêndoas – entre outros – acrescenta valor energético).
Um gelado de 100 g pode oferecer 20 g de gordura. Em contrapartida, num iogurte de natural de 125 g, apenas 1,9 g são gordura. Desta forma, o consumo de gelados deve ser feito com moderação e a leitura dos rótulos torna-se indispensável.
A melhor opção passará sempre por fazer os seus próprios gelados, caseiros, pois desta forma existe um maior controlo sobe os ingredientes usados, garantindo que a sobremesa será mais saudável.
E, para que não lhe falte nada, a nossa nutricionista do CliHotel de Guimarães, Drª Sara Silva, deixa-lhe aqui uma receita para experimentar em casa e partilhar com toda a família:
Gelado de Banana e Framboesa
Ingredientes:
- Uma banana e meia congelada
- Meia chávena de framboesas congeladas
- Um terço de uma chávena de iogurte grego de baunilha ou iogurte natural
Modo de Preparação:
Coloque todos os ingredientes numa liquidificadora e misture até obter um preparado homogéneo e cremoso. Depois é só colocar em taças em forma de gelado e levar ao congelador para solidificar.
Experimente e conte-nos como ficou!