« Animação sociocultural faz a diferença nas Residências Seniores »
Animação Sociocultural
O envelhecimento faz parte do ciclo de vida de cada indivíduo e revela-se um tema de especial importância na Europa, e em particular em Portugal, em virtude do seu índice que, segundo o Instituto Nacional de Estatística, quase duplicará em Portugal, passando de 159 para 300 idosos por cada 100 jovens, em 2080, em resultado do decréscimo da população jovem e do aumento da população idosa.
No contexto das Estruturas Residências para Pessoas Idosas (ERPI), como o CliHotel de Guimarães, assumem, por isso, particular importância as atividades de animação sociocultural, deveras relevantes na prevenção de quadros de sintomatologia depressiva.
A realização de um conjunto diversificado de atividades de animação sociocultural contribui efetivamente não só para o bem-estar, participação e aumento da qualidade de vida dos idosos, como também para a prevenção de episódios depressivos entre os residentes.
Com trabalho nas áreas Cognitiva, Motora/Física, Social e Comemorativa, Lúdico-Recreativa e até das Expressões (plásticas, teatro, etc), a animação de idosos em estruturas residenciais especializadas tem elevado não só o nome das instituições, como tem demonstrado os seus inúmeros benefícios. Neste contexto, o animador é essencial para planificar e desenvolver as atividades, mas o incentivo à participação, à autonomia e o reconhecimento da importância de cada residente é um trabalho diário e contínuo em que todos – outros colaboradores das ERPI, residentes e familiares – devem participar.
Acompanhe tudo em CliHotel de Guimarães | Guimarães | Facebook