Dia Internacional do Chocolate
Dia Internacional do Chocolate.
Sabia que o cacau, é naturalmente amargo? Por isso, para se tornar doce, é-lhe adicionado açúcar na sua confeção, bem como outros ingredientes, nomeadamente leite ou frutos secos.
Segundo normas europeias, para ser considerado chocolate, precisa de conter 25% de cacau. No caso do chocolate negro, o cacau tem de constituir, no mínimo, 70% do chocolate.
Sabia também que é constituído por mais de 300 substâncias químicas? Essas substâncias induzem a libertação de vários neurotransmissores – moléculas responsáveis pela transmissão de sinais entre os neurónios. Desses neurotransmissores vamos destacar as endorfinas.
As endorfinas são hormonas que reduzem o stress e diminuem a dor. A juntar a isto, induzem a satisfação e serotonina, que tem efeitos antidepressivos. Já a feniletinamina, conhecida como a “anfetamina do chocolate”, leva a alterações no nível da pressão arterial e da glicose, provocando uma sensação de excitação e aumento do nível de alerta.
Uma barra de chocolate de leite clássica contém apenas cerca de 30% de cacau. Os restantes 70% são açúcar, manteiga de cacau, leite, soro lácteo, emulsionante e aromas. Ao comer esta barra está a fazer uma ingestão muito reduzida de cacau. Por outro lado, a ingestão de hidratos de carbono e gordura é bastante elevada, o que não é benéfico. Por isso, poderá ser uma alternativa nutricionalmente mais interessante, uma vez que contém uma elevada percentagem de cacau (70%). Por sua vez, a percentagem de hidratos de carbono e gordura é baixa. Desta forma, quando lhe apetecer comer aquele pedacinho, deve sempre privilegiar esta escolha pois contém um nível de cacau muito elevado, ou cacau simples.
Estima-se que 9 em cada 10 pessoas gostem de chocolate. Dessas, metade têm compulsão pela ingestão deste produto. Em todo o mundo, 1 bilião de pessoas comeu pelo menos um pedacinho ontem; e 1 bilião de pessoas comerá chocolate amanhã. Apesar de nos ter sido incutida a ideia de que faz mal, a ingestão de cacau em quantidades moderadas pode ter benefícios para a saúde.