Dia Mundial da Pizza: os perigos do fast food para a nossa saúde
A pizza é um dos pratos mais apreciados em todo o mundo. Resulta da combinação de uma massa de farinha de trigo fermentada, molho de tomate e mistura de ingredientes variados.
Os padrões de consumo de pizzas nas casas dos portugueses estão a mudar bastante. Na última década, o número de portugueses a consumirem as versões refrigeradas e frescas deste produto duplicou. Mas, as pizzas congeladas ainda são as preferidas.
As pizzas, que englobamos nos produtos chamados de fast food, são geralmente consumidas com batatas fritas com sal, molhos e refrigerantes. Tal resulta numa refeição altamente calórica, pois a junção de todos estes alimentos contém elevados níveis de gordura e sal.
No há qualquer dúvida que a ingestão regular de fast food, do qual faz parte a pizza, constitui um fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças. A título de exemplo:
- Obesidade
- Diabetes
- Hipertensão arterial
- Níveis de colesterol elevados
Embora se poupe tempo na confeção, o fast food não se iguala, do ponto de vista nutricional, à cozinha caseira, em que se usam alimentos frescos. Isto porque o constante aquecimento e reaquecimento destas refeições resulta em perda de nutrientes. Por isso, após a ingestão deste tipo de alimentos, como não deu ao seu organismo as suas necessidades básicas, a tendência é sentir fome mais cedo. Pelo contrário, se for ingerido o mesmo número de calorias num prato saudável, a fome só virá mais tarde.
A título de exemplo, uma refeição de tipo fast food pode facilmente atingir as 1400 Kcal, enquanto uma refeição tradicional, por norma, não ultrapassará as 700 Kcal.
Deste modo, é importante referir que as pizzas, bem como o restante fast food, devem ser consumidas ocasionalmente, associadas a uma alimentação equilibrada, variada e completa, à qual se deve juntar a prática regular de exercício físico.
Uma boa estratégia para tornar a pizza numa opção mais saudável passa por alterar a sua forma de confeção. Para isso, a nossa nutricionista deixa-lhe aqui uma receita de pizza saudável para experimentar em casa.
Ingredientes (para duas pessoas):
- 60 gramas de quinoa (pesada crua)
- 30 gramas de farelo de aveia (ou farinha de aveia)
- 10 gramas de farinha de linhaça (o mesmo que linhaça moída)
- 1 ovo inteiro
- Meia colher de café de fermento em pó
- Alho desidratado em pó (a gosto)
- Sal e pimenta (opcional)
Modo de preparação:
Coza a quinoa durante 12 a 15 minutos. De seguida, escorra todo o excesso de água da quinoa. Misture o farelo de aveia, a linhaça e o fermento e depois junte-lhe a quinoa cozida, já escorrida. Misture bem. De seguida, junte o ovo e volte a misturar até formar uma mistura homogénea. Junte o alho desidratado e os demais temperos a seu gosto.
Espalhe a massa numa forma com papel vegetal. Para ser mais fácil use a parte detrás de uma colher de sopa ou uma espátula própria.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, durante cerca de 15 minutos. Depois tire do forno e junte-lhe os toppings que quiser (ex: duas colheres de molho caseiro de tomate e pimento, duas fatias
de queijo -50€ de gordura e uns tomates cherry cortados em quartos).
Retire do forno e junte manjericão fresco.