Dia Mundial do Dador de Sangue: os diferentes tipos sanguíneos
O Dia Mundial do Dador de Sangue assinala-se todos os anos a 14 de junho. Neste dia, por todo o mundo, os países organizam eventos e atividades para assinalar a data. O grande objetivo é sensibilizar as populações para a importância de doar sangue. Contudo, os dadores não são esquecidos, e este é também o dia de lhes agradecer.
Por isso, neste Dia Mundial do Dador de Sangue, no CliHotel de Guimarães pretendemos não só sensibilizá-lo para esta causa, mas também informá-lo sobre os diferentes tipos de sangue e a importância de cada um deles.
Quais são os tipos de sangue?
O sangue é constituído pelos seguintes elementos: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. Mas o sangue não é todo igual e existem dois sistemas principais: o sistema ABO, com 4 tipos (A, O, AB e B) e o sistema Rh (positivo ou negativo). Os tipos A e O são mais comuns e os tipos AB e B são mais raros.
Ambos os sistemas influenciam a compatibilidade sanguínea.
Compatibilidade sanguínea:
Existem dadores universais e recetores universais. Isto é, aqueles cujo grupo sanguíneo é AB podem receber sangue independentemente do grupo sanguíneo do dador – recetor universal. Por sua vez, todos aqueles cujo grupo sanguíneo é O negativo podem doar a qualquer pessoa – dador universal.
A restante compatibilidade sanguínea pode ser vista na seguinte tabela:
Porque é que há diferentes tipos de sangue?
O que distingue os diferentes tipos de sangue são os anticorpos e os antígenos nele contidos. Os anticorpos são proteínas presentes no plasma, produzidas pelos glóbulos brancos. Este processo acontece apenas quando entra uma substância estranha no organismo. Já os antígenos são as substâncias responsáveis pela formação de um anticorpo específico.
O nosso tipo de sangue vem dos nossos pais, pois herdamos as suas características genéticas.
É perigoso receber sangue não compatível com o nosso tipo sanguíneo?
A resposta é simples: sim! Receber sangue não compatível com o nosso pode causar, entre outros, insuficiência renal. Isto porque, sempre que recebemos sangue não adequado ao nosso organismo, os glóbulos vermelhos recebidos vão ser destruídos.
Sabia que…
- O tipo sanguíneo mais comum em Portugal é o A?
- Mas a nível mundial é o O?
- Precisa de ter peso igual ou superior a 50kg para ser autorizado como dador?
- O tipo sanguíneo B negativo está presente em apenas 1,5% da população?
- O tipo sanguíneo AB é ainda mais raro que o B e quem em cada 170 pessoas apenas uma pertence a este grupo?